Geral
Diferenças entre BPO, assessoria, consultoria e controladoria
27 de abril de 2021
A terceirização de algumas rotinas burocráticas nas empresas é algo que ganha cada vez mais espaço. Mas ainda há dúvidas dos empreendedores quanto às diferenças entre BPO, assessoria, consultoria e controladoria.
Em geral, o gestor tem a consciência de que precisa de ajuda profissional para tornar algumas rotinas burocráticas mais assertivas. E nesse aspecto, as finanças são um dos pontos-chave. Afinal de contas, errar nessa área é algo impensável, e por isso delegar a uma equipe profissional pode ser a melhor escolha.
Mas no processo de decisão, é comum surgir essas dúvidas sobre BPO, assessoria, consultoria e controladoria. Para saber sobre cada um, e tomar a melhor decisão, preparamos o artigo a seguir. Confira!
O que é BPO?
O BPO (Business Process Outsourcing) faz exatamente sua tradução: terceirização dos processos de negócios. Ou seja, as empresas terceirizam determinadas atividades que não integram o seu core.
Nesse sentido, o BPO Financeiro é uma das áreas que mais se destacam quando se fala em terceirização de processos de negócio. Isso porque contratar internamente um profissional especialista em finanças acaba sendo muito oneroso. E o gestor nem sempre tem o tempo ou o conhecimento necessário para se dedicar à área.
A saída perfeita é a contratação do BPO Financeiro. Quando isso ocorre, uma equipe altamente especializada em rotinas financeiras passará a cuidar da gestão do negócio no que diz respeito às finanças.
Nesse sentido, o BPO Financeiro cuidará de áreas como:
- Gerenciamento estratégico
- Gestão do fluxo de caixa
- Contas a pagar e receber
- Faturamento
- Gestão Orçamentária
- Entre outros
Agora você já sabe o que é o BPO Financeiro, mas qual a diferença do BPO, assessoria, consultoria e controladoria? É sobre isso que tratamos a seguir.
Leia também::: Terceirização da gestão financeira: Vale a pena?
Diferenças entre BPO
O primeiro passo para entender as diferenças, e compreender o que cada um faz. Sobre BPO, já explicamos acima. Agora, entenda o que é assessoria, consultoria e controladoria.
Assessoria
A assessoria conta com um profissional, chamado de assessor, que prestará um trabalho técnico focado no desenvolvimento de um serviço ou elaboração de um projeto. Ou seja, ele trabalhará focado em uma única área, diagnosticando problemas e apontando soluções.
Consultoria
A consultoria, por sua vez, conta também com um profissional, que usará seu conhecimento para aconselhamentos sobre ações que podem ser tomadas pelo gestor, orientando qual o melhor caminho a seguir. Ou seja, o consultor aponta a melhor direção baseada nas informações que obteve da empresa, cabendo ao gestor decidir se segue ou não o caminho apontado.
Controladoria
Por fim, a controladoria é uma área da ciência contábil, mais ligada à administração. Ela tem a função de controlar processos por meio de padrões de qualidade previamente estabelecidos. Em geral, é focada no planejamento e no orçamento traçado pela organização, garantindo que ele seja seguido.
Qual a melhor opção?
Conseguiu compreender as diferenças entre BPO, assessoria, consultoria e controladoria? E percebeu que o BPO, na verdade, acaba agregando as demais? Ou seja, ao contratar um serviço de BPO, além dos cuidados com as rotinas financeiras, você terá ainda uma assessoria, uma consultoria, e uma controladoria embutida.
Dessa forma, sua empresa passará a ter um controle muito mais eficiente da gestão financeira, garantindo que tudo ocorra da melhor forma possível, com planejamento e antevendo quaisquer problemas que possam surgir.
E você sabia que pode contar com todos esses benefícios tendo a Finanças Azul como parceira? Somos uma empresa especialista em gestão financeira, prontas para fazer sua empresa aproveitar as melhores oportunidades, corrigir mais rapidamente rotas tortuosas e atingir os objetivos com planejamento e profissionalismo.
Espero que tenha gostado do artigo sobre as diferenças entre BPO. E caso queira isso para sua empresa, a Finanças Azul é a sua escolha perfeita. Entre em contato agora mesmo e veja o que tudo podemos fazer para você!
Escrito por:
atendimento.sardagna
Você vai gostar também
Geral
Como organizar uma empresa endividada?
Como organizar uma empresa endividada? É possível recuperar um negócio nessas situações? Se for essa a sua situação, fique calmo, pois salvar uma empresa endividada não é impossível. Embora em 2021 tenha sido melhor que 2020, muito afetado em função da pandemia do coronavírus, ainda há muitas empresas passando por dificuldades. Ficar tempo fechado por […]
Geral
Gestão financeira para dentista: tudo que você precisa saber
Administrar as finanças é uma parte essencial em qualquer negócio. Nesse sentido, a gestão financeira para dentista é algo que todo profissional da área odontológica não pode negligenciar. Apesar de terem um ensino superior sofisticado e uma prática clínica eficiente, muitos dentistas se perguntam para onde foi a renda que trabalharam tanto para produzir. Mesmo […]
Geral
Por que vale a pena apostar em um bom planejamento financeiro?
Construir um planejamento financeiro de negócios nunca é fácil. Requer esforço, bons dados e uma boa dose de imaginação. E se você nunca fez isso antes, provavelmente encontrará alguns obstáculos ao longo do caminho. Um bom planejamento financeiro mantém você focado e no caminho certo à medida que a empresa cresce, quando surgem novos desafios […]