Geral
Como fazer um relatório financeiro?
21 de outubro de 2020
Um relatório financeiro é um documento informativo sobre a saúde financeira de uma empresa ou organização, que inclui um balanço patrimonial, uma demonstração do resultado e uma demonstração dos fluxos de caixa.
Os relatórios financeiros são freqüentemente revisados e analisados por empresários, conselhos de administração, investidores, analistas financeiros, entre outros. Por isso, os relatórios devem ser preparados e divulgados em tempo hábil e devem ser precisos e claros.
Embora a criação de um relatório financeiro possa parecer assustadora, a contabilidade exigida não é tão difícil. Quer saber como fazer um relatório financeiro? Então confira o artigo a seguir.
O que deve conter em um relatório financeiro?
Antes de começar, você precisará determinar o período de tempo que seu relatório financeiro cobrirá. A maioria dos relatórios financeiros é preparada trimestralmente e anualmente, embora algumas empresas também os preparem mensalmente.
Para determinar o período de tempo que seu relatório financeiro deve cobrir, analise os documentos que regem sua organização, como o estatuto, estatuto corporativo ou contrato social. Esses documentos podem descrever com que freqüência o relatório financeiro deve ser preparado.
Reveja seus livros
Em seguida, você precisará certificar-se de que tudo em seu livro-caixa está atualizado e devidamente registrado. Seu relatório financeiro não será útil para os leitores, a menos que os dados contábeis subjacentes estejam corretos.
Por exemplo, certifique-se de que todas as contas a pagar e a receber foram processadas, verifique se a conciliação bancária está completa e verifique se todas as compras de estoque e vendas de produtos foram registradas.
Você também precisará considerar quaisquer responsabilidades que possam não estar registradas na data do relatório financeiro. Por exemplo, a empresa recebeu algum serviço que não foi faturado? Os funcionários possuem salários que ainda não foram pagos? Esses itens representam passivos provisionados e devem ser registrados nas demonstrações financeiras.
Reúna todas as informações ausentes
Se sua revisão dos livros de contabilidade revelar qualquer informação faltando, rastreie todos os documentos pertinentes de que você precisará para garantir que seu relatório financeiro esteja completo e correto.
Configure a página do balanço
Um balanço mostra os ativos da empresa (o que ela possui), passivos (o que deve) e contas de patrimônio, como ações ordinárias e capital integralizado adicional para uma data específica.
Dê um título à primeira página de seu relatório financeiro “Balanço” e, a seguir, liste o nome da organização e a data de vigência do balanço. Os itens do balanço patrimonial são reportados em um dia específico do ano. Por exemplo, o saldo pode ser preparado a partir de 31 de dezembro.
A maioria dos balanços apresenta ativos à esquerda e passivos / patrimônio líquido à direita. Alternativamente, alguns podem mostrar ativos no topo e passivos / patrimônio líquido abaixo.
Liste seus ativos
Adicione o título “Ativos” à primeira seção do balanço patrimonial e, em seguida, liste os diferentes ativos detidos pela empresa. Comece com ativos circulantes, como dinheiro e quaisquer itens que serão convertidos em dinheiro dentro de um ano a partir da data do balanço. No final desta seção, inclua um subtotal dos ativos circulantes.
A seguir, liste os ativos não circulantes, que são definidos como quaisquer ativos que não estão na forma de dinheiro e não serão convertidos em dinheiro em breve. Por exemplo, bens, equipamentos e notas a receber são ativos não circulantes. Por fim, some os subtotais atuais e não correntes e rotule esta linha como “Total de ativos”.
Liste suas responsabilidades
A próxima seção do balanço patrimonial mostra o passivo e as contas patrimoniais. Esta seção do balanço patrimonial deve ser intitulada “Passivos e patrimônio líquido”.
Comece listando o passivo circulante, que são os com vencimento em um ano e geralmente incluem contas a pagar, passivos acumulados e a parcela de curto prazo de empréstimos e outros pagamentos.
Em seguida, inclua os passivos de longo prazo, que são quaisquer passivos que não serão liquidados em um ano, como dívidas de longo prazo e títulos a pagar. Ao final, some os subtotais atuais e não circulantes e marque esta linha como “Total de passivos”.
Liste todas as fontes de capital
A seção de patrimônio líquido do balanço patrimonial vem depois da parte do passivo e mostra a quantidade de dinheiro que a empresa teria deixado se todos os seus ativos fossem vendidos e os passivos pagos.
Faça uma lista de todas as contas de patrimônio, como ações ordinárias, ações em tesouraria e lucros acumulados. Uma vez que todas as contas de patrimônio estão listadas, some-as e adicione a legenda “Total do patrimônio”.
Combine os totais das seções “Total do passivo” e “Total do patrimônio”. Dê o título “Total de passivos e patrimônio líquido”.
Verifique o saldo
Os números que você calculou para “Total de ativos” e “Total de passivos e patrimônio líquido” devem ser iguais no balanço patrimonial. Se for esse o caso, seu balanço patrimonial agora está completo e você pode começar a preparar a demonstração do resultado.
O patrimônio líquido deve corresponder aos ativos da empresa menos seus passivos. Conforme mencionado anteriormente, esse é o dinheiro que sobraria se todos os ativos fossem vendidos e todos os passivos pagos. Portanto, passivos mais patrimônio devem ser iguais aos ativos.
Se o balanço não estiver equilibrado, verifique seu trabalho. Você pode ter omitido ou classificado incorretamente uma de suas contas. Verifique cada coluna individualmente e certifique-se de que tudo o que deveria estar incluído está incluído. Você pode ter perdido um ativo valioso ou um passivo significativo.
Tenha ajuda de profissionais
Como você acompanhou, fazer um relatório financeiro não é algo tão difícil, mas requer um mínimo de conhecimento em finanças e contabilidade. Por isso, peça sempre ajuda a profissionais da área para evitar qualquer tipo de erro.
Em geral, ter uma contabilidade digital pode auxiliar em muito na produção de um relatório financeiro, além de permitir que qualquer um dos dados listados no documento possam ser facilmente acessados e consultados.
Terceirizar toda a gestão financeira da empresa também é uma excelente alternativa e garante que os relatórios sejam feitos periodicamente. Assim, você não perde tempo produzindo os relatórios do seu negócio e pode dedicar esse tempo a ações que visem o crescimento do seu negócio.
Se gostou de nosso artigo sobre como fazer um relatório financeiro, confira também o material que preparamos sobre as vantagens de controlar suas despesas. Boa leitura!
Escrito por:
atendimento.sardagna
Você vai gostar também
Geral
Como organizar uma empresa endividada?
Como organizar uma empresa endividada? É possível recuperar um negócio nessas situações? Se for essa a sua situação, fique calmo, pois salvar uma empresa endividada não é impossível. Embora em 2021 tenha sido melhor que 2020, muito afetado em função da pandemia do coronavírus, ainda há muitas empresas passando por dificuldades. Ficar tempo fechado por […]
Geral
Gestão financeira para dentista: tudo que você precisa saber
Administrar as finanças é uma parte essencial em qualquer negócio. Nesse sentido, a gestão financeira para dentista é algo que todo profissional da área odontológica não pode negligenciar. Apesar de terem um ensino superior sofisticado e uma prática clínica eficiente, muitos dentistas se perguntam para onde foi a renda que trabalharam tanto para produzir. Mesmo […]
Geral
Por que vale a pena apostar em um bom planejamento financeiro?
Construir um planejamento financeiro de negócios nunca é fácil. Requer esforço, bons dados e uma boa dose de imaginação. E se você nunca fez isso antes, provavelmente encontrará alguns obstáculos ao longo do caminho. Um bom planejamento financeiro mantém você focado e no caminho certo à medida que a empresa cresce, quando surgem novos desafios […]