Geral
Como cobrar um paciente por mensagem?
23 de março de 2021
A disseminação de Covid-19 (coronavírus) continua a causar medo e incerteza generalizados para pacientes e clínicas. Nesse sentido, saber como cobrar um paciente por mensagem pode ser um grande diferencial.
Afinal de contas, é natural que em algum momento um paciente tenha deixado de pagar algum débito na clínica, seja por esquecimento ou má-fé. Mas saber como cobrar por mensagem pode ser um diferencial nesse momento de restrições e isolamento social.
Além disso, como o sistema de saúde está sendo virado de cabeça para baixo, a equipe de atendimento está lidando com o cancelamento de visitas médicas não essenciais, agendando novas consultas de telessaúde, entre outros.
Abaixo, explicamos como cobrar um paciente por mensagem, ou mesmo dar um recado importante. Confira!
Siga um passo-a-passo
Quando se fala em cobrar um paciente, é importante seguir um procedimento devidamente padronizado. Isso evita que um cliente que já tenha quitado seu débito seja cobrado novamente. O ideal, nesse caso, é seguir o passo-a-passo abaixo:
Confirme as informações
Antes de enviar a mensagem ao paciente, seja por SMS, WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens, certifique-se que está realmente falando com a pessoa certa. Por isso, inicie o contato confirmando a identidade do paciente.
Apresente-se
Aliado à confirmação da identidade do paciente, identifique-se e identifique também a clínica. Isso fará com que a pessoa do outro lado da linha saiba com quem está falando, e que não se trata de um golpe.
Seja objetivo
O próximo passo é falar qual o objetivo do contato, que no caso será a cobrança. É importante ser objetivo, explicando qual o débito, a data que ele ocorre, e o valor pendente.
Ofereça formas de pagamento
O próximo passo é oferecer formas de pagamento para quitação do débito. Ao oferecer uma nova data de vencimento, é maior a probabilidade do paciente se comprometer com o pagamento.
Informe o valor
Novamente, informe o valor atual da dívida, que pode ter tido alteração em função de juros ou multa. Caso seja possível, ofereça um desconto em um desses mecanismos, como forma de facilitar o pagamento.
Encerre a conversa
Após notificá-lo da dívida, gere o boleto de cobrança e envie para o canal indicado pelo paciente, que pode ser pelo próprio aplicativo de mensagem, ou então para o e-mail indicado. Por fim, agradeça o contato e encerre a conversa de forma educada.
Leia também::: Saiba quanto você perde por dia cuidando da parte burocrática da sua clínica
Procure agir profissionalmente
Como mencionamos no início, a pandemia do Covid-19 mudou a rotina e a vida de muitas pessoas. E isso afetou também o aspecto financeiro de muitas famílias. Por mais que o paciente seja um devedor, é necessário empatia, afinal de contas, nunca sabemos ao certo o motivo da falta de pagamento.
Dessa forma, manter um relacionamento amigável, oferecendo opções de pagamento, pode ser um bom caminho para garantir o recebimento dos valores, ao mesmo tempo que mantém o paciente como cliente da sua clínica.
O momento atual pelo qual o paciente está passando pode ser passageiro e, em curto tempo ele pode voltar a precisar dos seus serviços, já com uma condição financeira estabilizada.
Além disso, o não-pagamento pode ter sido ocasionada puramente por esquecimento. Ou seja, quando mais respeitoso e correto for o processo de como comprar um paciente por mensagem, mais assertivo ele será.
Tenha uma empresa parceira
Uma das formas de profissionalizar o setor de cobranças da sua clínica ou consultório é terceirizando a gestão financeira. Dessa forma, todo o setor de cobranças para a ser feito de forma profissional, seguindo condutas sérias e assertivas.
Além disso, uma boa gestão de processos na clínica médica é indispensável quando se deseja manter a organização e a eficiência das atividades da empresa. Afinal, a qualidade dos processos determina a produtividade da equipe, bem como facilita a implementação de novas estratégias operacionais.
E nesse sentido, a Finanças Azul surge como o parceiro ideal para a sua clínica. Aqui organizamos sua gestão financeira para você ter mais liberdade para empreender e menos esforço para crescer.
Portanto, se deseja saber como cobrar um paciente por mensagem, saiba que a Finanças Azul pode ser a solução ideal para sua clínica. Para isso, entre em contato e saiba como poderemos lhe ajudar!
Escrito por:
atendimento.sardagna
Você vai gostar também
Geral
Como organizar uma empresa endividada?
Como organizar uma empresa endividada? É possível recuperar um negócio nessas situações? Se for essa a sua situação, fique calmo, pois salvar uma empresa endividada não é impossível. Embora em 2021 tenha sido melhor que 2020, muito afetado em função da pandemia do coronavírus, ainda há muitas empresas passando por dificuldades. Ficar tempo fechado por […]
Geral
Gestão financeira para dentista: tudo que você precisa saber
Administrar as finanças é uma parte essencial em qualquer negócio. Nesse sentido, a gestão financeira para dentista é algo que todo profissional da área odontológica não pode negligenciar. Apesar de terem um ensino superior sofisticado e uma prática clínica eficiente, muitos dentistas se perguntam para onde foi a renda que trabalharam tanto para produzir. Mesmo […]
Geral
Por que vale a pena apostar em um bom planejamento financeiro?
Construir um planejamento financeiro de negócios nunca é fácil. Requer esforço, bons dados e uma boa dose de imaginação. E se você nunca fez isso antes, provavelmente encontrará alguns obstáculos ao longo do caminho. Um bom planejamento financeiro mantém você focado e no caminho certo à medida que a empresa cresce, quando surgem novos desafios […]