Geral
Assinatura digital para médicos: como funciona?
25 de fevereiro de 2021
Com processos cada vez mais digitais, a assinatura digital para médicos é uma tendência que vem surgindo forte. Isso permite agilizar processos e evitar erros.
O uso de assinaturas digitais, aliás, já vem sendo usado em diversos processos. Em plataformas virtuais, por exemplo, serve para dar autenticidade a documentos. No meio empresarial, inclusive, já é usada há vários anos.
Porém, com advento dos prontuários eletrônicos e outros documentos da área da saúde, a assinatura digital para médicos tornou-se uma necessidade. E é sobre esse tema que vamos falar no artigo a seguir. Vamos conferir?
O que é a assinatura digital?
A assinatura digital é como a assinatura física, e tem como objetivo comprovar a identidade do emissor, mas nos documentos digitais, que podem ser os mais variados possíveis.
Para a emissão da assinatura digital, é necessário do Certificado Digital, que pode ser o modelo A1 ou o A3, com cada um tendo suas particularidades.
O modelo A1 é emitido por uma entidade credenciada, e após preencher uma série de dados comprovando sua autenticidade, é emitida a assinatura, que é um software que deve ser instalado no computador. Ou seja, esse modelo exige uma instalação específica na máquina que será utilizada para a assinatura digital dos médicos. Ela também possui validade de um ano, quando é necessário fazer sua renovação.
Já o modelo A3 não exige a instalação no computador, e opera com base em um hardware, com entrega USB ou no formato de um cartão com leitor especial. Sua validade é de três anos, quando então precisará ser renovada.
No que é usada a assinatura digital para médicos?
A assinatura digital para médicos passou a ter maior importância com o advento dos prontuários eletrônicos. Se até então tudo era feito em papel, exigindo o carimbo e a assinatura do médico, no modelo tecnológico a comprovação é feita com alguns cliques.
E com a aprovação por parte do Conselho Federal de Medicina (CFM) da telemedicina, o uso da assinatura digital para médicos se tornou ainda mais importante. Ela permite que mesmo à distância o médico possa prescrever medicamentos, autorizar exames, entre outras medidas que precisam da assinatura de um médico responsável.
Além disso, a assinatura digital é um modelo imune a fraudes e que pode ser comprovado junto às plataformas autorizadas, garantindo sua veracidade. Isso também é uma garantia jurídica extra a clínicas e hospitais.
Entre as vantagens também do modelo digital de assinatura estão:
- Redução de custos,
- Otimização do tempo
- Melhora da experiência do paciente
- Maior segurança
Assim, a assinatura digital traz maior praticidade, com a vantagem adicional de garantir maior segurança. Sem contar que a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as empresas redobrem seus níveis de segurança em relação à segurança dos dados dos seus pacientes. E nesse sentido, a assinatura digital reduz o risco de fraudes, ao garantir a autenticidade do documento médico.
Tendência sem volta
Com os avanços tecnológicos, fica claro que a assinatura digital para médicos é um caminho sem volta. Mesmo nos consultórios, seu uso para comprovação de documentos e prontuários eletrônicos é uma necessidade que visa garantir sua autenticidade.
E para o paciente também é uma segurança extra, garantindo inclusive eventuais erros de interpretação do receituário nas farmácias, já que eles passam a ser feitos todos impressos e assinados digitalmente pelos médicos.
E para fazer a assinatura digital para médicos, basta procurar uma autoridade certificadora que deve estar vinculado ao ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas), ligado ao Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), do Governo Federal.
A lista de autoridades certificadoras credenciadas pode ser conferida aqui.
Espero que tenha gostado do artigo sobre assinatura digital para médicos. E já indicamos também a leitura do material que produzimos sobre terceirização financeira para médicos. Clique e confira!
Escrito por:
atendimento.sardagna
Você vai gostar também
Geral
Como organizar uma empresa endividada?
Como organizar uma empresa endividada? É possível recuperar um negócio nessas situações? Se for essa a sua situação, fique calmo, pois salvar uma empresa endividada não é impossível. Embora em 2021 tenha sido melhor que 2020, muito afetado em função da pandemia do coronavírus, ainda há muitas empresas passando por dificuldades. Ficar tempo fechado por […]
Geral
Gestão financeira para dentista: tudo que você precisa saber
Administrar as finanças é uma parte essencial em qualquer negócio. Nesse sentido, a gestão financeira para dentista é algo que todo profissional da área odontológica não pode negligenciar. Apesar de terem um ensino superior sofisticado e uma prática clínica eficiente, muitos dentistas se perguntam para onde foi a renda que trabalharam tanto para produzir. Mesmo […]
Geral
Por que vale a pena apostar em um bom planejamento financeiro?
Construir um planejamento financeiro de negócios nunca é fácil. Requer esforço, bons dados e uma boa dose de imaginação. E se você nunca fez isso antes, provavelmente encontrará alguns obstáculos ao longo do caminho. Um bom planejamento financeiro mantém você focado e no caminho certo à medida que a empresa cresce, quando surgem novos desafios […]