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Geral

7 estratégias de marketing para dentistas

10 de março de 2021

Todo dentista precisa de pacientes para manter seu consultório aberto. E para isso, você pode usar estratégias de marketing para dentistas!

Mas esqueça outdoors, anúncios em jornais ou panfletos em para-brisas de carros. Não que isso não funcione, mas há maneiras mais práticas e baratas, e que darão um resultado muito melhor. Estamos falando do marketing digital que, segundo um relatório recente da Pew Research, 77% dos consumidores acessam a Internet para procurar dentistas e pesquisar tratamentos dentários.

Se você ainda não explorou o marketing digital, a hora de começar é agora. Para isso, confira 7 estratégias de marketing para dentistas que atrairão pacientes para seu consultório!

1. Crie e otimize sua página do Google Meu Negócio

Criar uma página no Google Meu Negócio está no topo da lista de ideias de marketing odontológico. O processo é tão fácil quanto criar uma conta do Gmail, mas é muito útil quando se trata de exibir o site da sua prática para pacientes em potencial. 

A otimização infalível quase garante que os motores de busca irão encontrá-lo e classificá-lo no topo. Depois de criar sua página, você precisará otimizá-la preenchendo cada seção. 

Outro bônus é que as informações de sua página do Google Meu Negócio são sincronizadas automaticamente no Pacote de mapas locais do Google. Esta é uma lista que agrupa empresas semelhantes por localização e os consultórios odontológicos localizados mais próximos da localização do consumidor terão a melhor classificação.

Para otimizar sua página, você precisaria adicionar as seguintes informações:

  • Categoria, neste caso, “odontologia”, “dentista”, “consultório odontológico” etc.
  • Número de telefone
  • Descrição 
  • Horários de funcionamento
  • Endereço
  • Avaliações

2. Otimize seu site

O marketing odontológico tradicional favorece os consultórios odontológicos tradicionais, mas o marketing digital requer uma presença on-line ativa. É por isso que otimizar o seu site é uma estratégia de marketing odontológico muito importante. 

O seu site é geralmente o primeiro ponto de interação do seu consultório com os pacientes e eles julgarão sua prática com base na aparência e no desempenho do seu site. É por isso que o design é tão importante. 

Você deseja que o site da sua clínica seja fácil de navegar e, ao mesmo tempo, comunique as informações mais relevantes sobre os seus serviços. O conteúdo também precisa ser escrito em uma linguagem de fácil compreensão por pacientes em potencial de todos os níveis de leitura. Não os sobrecarregue com muitos jargões odontológicos.

Aqui estão os principais recursos de que seu site precisa para atrair mais pacientes:

  • Conteúdo que ajuda os pacientes a praticar uma boa higiene bucal e manter a saúde bucal
  • Perfis para cada dentista
  • Agendamento online
  • Imagens e vídeos interessantes e informativos
  • Recursos de mensagens para que os pacientes possam se comunicar rapidamente com o dentista, que pode ser um canal de WhatsApp Business.

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3. Inicie um blog odontológico

Otimizar o seu site é apenas o primeiro passo. Você também precisa iniciar um blog odontológico em seu site. Isso ajudará a classificar o seu site na página de resultados do mecanismo de pesquisa para as palavras-chave que os pacientes em potencial estão usando para encontrar informações. 

Considere escrever sobre tópicos que abordam problemas odontológicos comuns, procedimentos odontológicos, dicas de saúde bucal, novas técnicas em odontologia e informações gerais sobre sua prática. 

O blog não apenas ajuda seu site a ter uma classificação mais elevada no SERP, mas também o ajuda a se conectar com pacientes existentes e em potencial. As pessoas estão constantemente em busca de informações. Use isso como uma oportunidade para responder às perguntas mais frequentes e posicionar-se como um especialista em odontologia.

4. Desenvolva uma estratégia de SEO

O desenvolvimento de uma estratégia de SEO é essencial para todas as empresas de saúde. O primeiro lugar que as pessoas vão para encontrar informações sobre saúde geralmente é a Internet. 

Sua primeira parada? Seu mecanismo de pesquisa favorito. Mais de  90% das experiências online começam com uma visita a um mecanismo de pesquisa e 75% das pessoas nunca passam da primeira página  de resultados do mecanismo de pesquisa.

Você pode ser o melhor dentista da cidade, mas se ninguém puder encontrá-lo, você terá dificuldade em atrair novos pacientes. 

A seguinte lista de verificação de SEO ajudará suas páginas da web a ter uma classificação mais elevada na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Seu site deve:

  • Carregue em três segundos
  • Seja otimizado para celular
  • Use imagens que são dimensionadas corretamente com alt-tags preenchidas
  • Seja um site seguro ( HTTPS e não HTTP)
  • Incluir referências dentais em todas as páginas da web
  • Ofereça conteúdo de qualidade em cada página da web
  • Vincule a sites autorizados, bem como inclua links internos para outro conteúdo em seu site
  • Conecte-se aos seus canais de mídia social

Além disso, você pode contratar uma agência de SEO para ajudá-lo nessa tarefa. Este pode ser um investimento inteligente para um consultório dentário movimentado. A pior coisa que você pode fazer é ignorar o seu site e alterar as atualizações do algoritmo do mecanismo de pesquisa. Se você não fizer o básico, seu site nunca será encontrado.

5. Crie imagens e postagens envolventes 

Existem mais de 3,5 bilhões de usuários ativos em plataformas de mídia social e mais de 54% dessas pessoas atualmente usam a mídia social para pesquisar produtos antes de fazer uma compra. Isso torna o uso das mídias sociais uma boa ideia de marketing odontológico.

Entre as sugestões de postagens odontológicas que você pode compartilhar nas redes sociais, lembre as pessoas sobre os benefícios da saúde dentária. Use também recursos visuais, que são ótimos porque são fáceis de ler, agradáveis ​​e podem atrair pacientes em potencial.

Também use vídeos que destacam seus procedimentos odontológicos. Isso mostrará o quão profissional, experiente, e confiável você é no tratamento de casos odontológicos de clientes em potencial.

Fotos e vídeos antes e depois também funcionam. As pessoas adoram isso e são argumentos de venda naturais. Esses tipos de fotos são particularmente eficazes em odontologia estética e ortodontia. 

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6. Utilize anúncios de pagamento por clique (PPC)

Outra forma de certificar-se de que seu consultório dentário tenha uma boa classificação na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) é usar anúncios pay-per-click. Aqui está uma breve explicação de como a publicidade PPC funciona no Google Ads:

  • Escolha palavras-chave relevantes para as quais deseja que seus anúncios PPC sejam classificados
  • Crie um anúncio PPC usando as palavras-chave
  • Os usuários pesquisam suas palavras-chave ou palavras-chave relacionadas
  • Seu anúncio PPC é exibido no topo do SERP
  • Quando alguém clica no seu anúncio, você paga uma certa quantia ao Google

Os anúncios do Facebook funcionam de maneira semelhante. Em vez de usuários procurando por palavras-chave, o Facebook exibe anúncios para seu público-alvo em seu feed de notícias usando informações demográficas e comportamentais que eles compartilharam.

7. Peça avaliações aos pacientes odontológicos

Pedir avaliações e depoimentos é outra ótima ideia de marketing odontológico. Hoje em dia, os pacientes em potencial lerão as avaliações de outros pacientes antes mesmo de se incomodar em contatar o seu consultório. 

Um fluxo consistente de avaliações positivas atuais é o marketing gratuito. Mais de 80% dos consumidores confiam nas análises online tanto quanto nas recomendações de amigos e familiares. 

Desenvolva suas estratégias de marketing para dentistas

Agora você tem 7 ideias de marketing digital que pode implementar para atrair mais pacientes para seu consultório odontológico. 

Se você usar apenas algumas dessas ideias e estratégias, estará à frente de seus concorrentes. A maioria delas são muito fáceis e gratuitas de fazer você mesmo, mas se você não tiver tempo ou experiência, contrate uma equipe que seja especialista em marketing digital. Isso permitirá que você tenha melhores resultados em curto-médio espaço de tempo.

Esperamos que tenha gostado do artigo sobre estratégias de marketing digital para dentistas. E para ter acesso a mais conteúdos informativos como este, assine nossa newsletter!

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